sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ÁFRICA ORGANIZA REUNIÃO ESPECIAL SOBRE REFUGIADOS E DESLOCADOS

A União Africana (UA) vai receber uma reunião de cúpula especial de chefes de Estado e de Governo em Uganda, nos dias 22 e 23 de Outubro, para discutir a situação dos 17 milhões de refugiados e deslocados da África, um problema causado principalmente pelas guerras, mas que ameaça se agravar devido à mudança climática. A missão do encontro, batizado "A UA enfrenta o desafio do deslocamento forçado na África", é a adoção e ratificação pelos 53 Estados membros de uma "Convenção para a Proteção e Assistência às Pessoas Deslocadas na África".

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a África é o continente com maior número de refugiados e deslocados no mundo, ou seja, mais de 17 milhões.

As principais causas desses deslocamentos de população são os conflitos étnicos e as guerras civis que abalam a África, além das catástrofes naturais, secas e inundações que se multiplicam no continente em consequência da mudança climática.

Segundo a UA, a cúpula também deve definir um plano de acção para prevenir os deslocamentos forçados.

Fonte: http://www.verdade.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=6240:africa-organiza-reuniao-especial-sobre-refugiados-e-deslocados&catid=41:africa&Itemid=50